segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O Jogo da Vida

Em 1977 estreia O Jogo da Vida, filme baseado na coletânea de contos Malagueta, Perus e Bacanaço (1963). Esta é considerada pelo crítico Alfredo Bosi, em História Concisa da Literatura Brasileira, a maior obra de João Antônio. A película teve direção de Maurice Capovilla. Maurício do Valle, Gianfrancesco Guarnieri e Lima Duarte foram escolhidos para os papéis principais. A produção ficou por conta da Documenta Produções Artísticas e da Embrafilme. O roteiro foi elaborado por João Antônio, Maurice Capovilla e Gianfrancesco Guarnieri.

João Antônio reprovou o filme, sobretudo a escolha do elenco central. Autor da biografia Paixão de João Antônio (2005), Mylton Severiano explica: “Fortudos e bem tratados, ao representar os personagens esquálidos da sinuca, nem um sequer dos três atores tinha physique du rôle – o tipo para o papel”.


O nome da fita também desagradou ao escritor, que não usava artigo definido em títulos. O nome ideal seria Jogo da Vida, e não O Jogo da Vida. Três semanas antes de morrer, escreveu a Severiano: “Os analfabetos e distraídos dos jornais ainda não perceberam que nunca uso artigo definido nos meus títulos, só os indefinidos; mas eles não são de perceber nada”.

Em compensação, o célebre jogador de sinuca Carne Frita atuou na produção. JA o considerava o “maior taco que já apareceu neste país” e lhe dedicou a primeira edição de Malagueta, Perus e Bacanaço.


                                          Da esq. para a dir.: Maurício do Valle, Gianfrancesco Guarnieri, Lima Duarte e João Antônio durante filmagens de O Jogo da Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário